
A Casa de Cultura "PALÁCIO JOSÉ ANTÔNIO PINHEIRO CÂMARA", situada na Rua Desembargador Silveiro, s/nº, no centro da cidade serrana de Martins Martins, a 384 quilômetros de Natal, foi a terceira cidade a ganhar uma Casa de Cultura Popula, inaugurada no dia 27 de setembro de 2003. O Governo do Estado, através da Fundação José Augusto, investiu R$ 250 mil para recuperar e mobiliar o prédio doado pela Emater para sediar a Casa de Cultura Popular. A Casa de Cultura Popular de Martins ocupa uma área de 1.600 metros quadrados na esquina das ruas Francisco Martins Roriz e Bienor Fernandes.
O muro de 68 metros, na lateral do prédio, foi transformado em 16 painéis pelas mãos do pintor Raimundo Damasceno, natural do próprio município. As pinturas retratam paisagens da serra, retirantes, o trabalho agrícola, os antigos carros de boi e fazem também um apelo à preservação da natureza e à paz. "Cada um dos painéis tem seu significado ligado a Martins", explica Raimundo.
O prédio da Casa de Cultura também tem um espaço interno dedicado às artes plásticas. Foram doados mais de uma dezena de quadros de artistas como Thomé Filgueira, Newton Navarro, Ademir Martins, Isaira Caldas, Marcelo Fernandes e João Natal para o acervo da pinacoteca. O térreo tem ainda um teatro com 120 cadeiras e palco de sete por oito metros. Os 30 degraus que levam ao primeiro andar da Casa de Cultura chegam a uma varanda com vista para a lagoa do Rosário. O andar superior abriga uma biblioteca e lanchonete. O espaço externo da Casa de Cultura Popular José Câmara destina uma área para a apresentação de grupos folclóricos e sete estandes de artesanato.
FONTE: SITE DA FUNDAÇÃO JOSÉ AUGUSTO